
Não tenhais medo! Valeis mais…
17 de outubro de 2025
18 de outubro, sábado, Festa de São Lucas Evangelista
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 10,1-9
Leitura: O que o texto diz?
Ao começar tua oração, deixe-se tocar pelo amor de Deus. Deixe que Ele te envolva nesse Amor infinito que Ele é. Tome consciência de que Ele já se faz presença no seu dia. Esta intimidade com Ele faz viver a cumplicidade e amor ao seu Reino. São Lucas narra no evangelho de hoje que Jesus envia 72 discípulos; estes, sim, são enviados “na frente” de Jesus. Sua missão específica é: curem os doentes daquela cidade e digam ao povo dali: o Reino de Deus chegou até vocês.
Meditação: O que o texto me diz?
– É Jesus, quem chama, quem escolhe e envia. O Missionário parte em nome do Senhor e não em seu próprio nome. Todo batizado é enviado em missão na força do Santo Espírito. Os discípulos devem, sim, ter consciência de que não será uma tarefa fácil. E o Reino de Deus é antes de tudo uma pessoa: o próprio Jesus. Quem o acolhe encontra a vida, a alegria e a missão de anunciá-lo.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de ser missionário do seu Amor, da sua misericórdia e da sua paz neste mundo onde impera a guerra e o ódio. Peça também que o Senhor abençoe todos os médicos, que assumem a medicina como vocação e missão. Que inspirados em São Lucas, continuem a aliviar a dor e o sofrimento das pessoas.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
A saudação da paz é a marcar daqueles que partem para missão. Nunca devem parar em discussões vãs ou agir com violência. Antes devem partir livres e sempre dizer que o Reino de Deus está próximo. Como você tem anunciado Jesus e a boa nova do Reino? O seu testemunho de vida tem conduzido as pessoas para o bem? Gestos de paz fazem parte do seu cotidiano?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos”. É preciso coragem que vem da fé para assumir a missão que Jesus lhe confia. A força do missionário está na Palavra de Deus. Agir em paz e com misericórdia é mandato do Senhor. E não esqueçamos de que Testemunhar Jesus hoje pode ser muito perigoso. O Papa Francisco nos dizia dos mártires cristãos do nosso tempo:
“Quando lemos a história dos primeiros séculos, aqui, em Roma, lemos tanta crueldade com os cristãos; eu vos digo: hoje existe a mesma crueldade, em número superior, com os cristãos. Hoje queremos pensar neles que sofrem perseguições, e estar próximos deles com o nosso afeto, a nossa oração e também com o nosso pranto.”