Jesus nos convida a sermos todos sua família
20 de julho de 2021A grande discípula do Senhor
22 de julho de 2021.
LECTIO DIVINA – 21/07/2021 – Mt 13,1-9
“A boa Colheita”
Leitura: O que o texto diz
Aqui, inicia-se um bloco de parábolas, e hoje, refletimos a do Semeador. Podemos imaginar Deus como semeador e Jesus como seu enviado. A semente, a revelação ou reino de Deus, e os solos diversos, as recepções humanas(coração), sendo uma mensagem de esperança. Na época de Jesus, semeava-se antes de arar a terra, isso explica por que sementes caíam fora do terreno bom de cultivo. O trinta, sessenta e cem é uma forma de chamar atenção aos ouvintes para refletirem sobre o Reino que Jesus anunciava, e que fomentava ânimo, uma vez que a colheita final seria maravilhosa. Esta parábola fala de como o evangelho é recebido em seus vários aspectos. A nossa credulidade e recepção, para com suas palavras, é o que define se permanecem ou não em nossos corações. O anúncio do evangelho é feito por nós, semeadores atuais. Nesse sentido, não devemos escolher anunciar apenas em lugares ou pessoas em que nos receberão bem. Depararemos com corações duros e fechados, e semear a palavra de Deus é também testemunhá-la. Nossa vida é um solo no qual Deus vai semeando, plantando, e à medida que somos fiéis, vai germinando e dando frutos.
Meditação: O que o texto me diz
Permita-se refletir sobre os terrenos que recebem as sementes do Evangelho. Em qual solo você se encontra hoje? Você busca separar um tempo para acolher as sementes em seu terreno? Tem germinado essas sementes, ou morrem? Deus enviou seu semeador Jesus para plantar em seu terreno, porém, aguarda o seu coração abrir para recebê-lo.
Oração: O que o texto me faz dizer
Em conversa com Deus, devemos nos abrir aos seus ensinamentos e direcionamentos, para que as sementes germinem e deem frutos. Se até o momento seu solo ainda não é fértil, externe seu desejo de ser uma nova terra através do seu perdão. Que seja alcançado pela sua graça.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Aplicando o texto em sua vida, visualize-se plantando sementes em várias terras; dentre elas aquelas bem difíceis de germinar, mas outras, com bons resultados. Estaria disposto a semear em terrenos difíceis? Ou escolheria somente os bons de cultivo, evitando as dificuldades? Escolha auxiliar o irmão a iniciar o cultivo de seu solo, preparando a terra para receber as sementes que um dia darão seus frutos.
Ação: O que esse texto me faz agir
Decididos a sermos semeadores, solos férteis com Jesus, e fiéis à palavra, nenhuma tribulação nos fará desistir. Seja um fiel semeador da Palavra, anunciando e testemunhando o amor, o acolhimento e a partilha. Assim, prepararás muitos terrenos para serem cultivados, germinados e que darão muitas safras.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.