Na perseverança está a vida
28 de novembro de 2017“O Reino de Deus está para chegar”
1 de dezembro de 2017Jesus estava andando pela beira do lago da Galileia quando viu dois irmãos que eram pescadores: Simão, também chamado de Pedro, e André. Eles estavam no lago, pescando com redes. Jesus lhes disse:
— Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente.
Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus.
Um pouco mais adiante Jesus viu outros dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu. Eles estavam no barco junto com o pai, consertando as redes. Jesus chamou os dois, e, no mesmo instante, eles deixaram o pai e o barco e foram com ele.
Oração:
Querida Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, quero vos agradecer por esse momento de diálogo que temos. Obrigado por dar o primeiro passo e assim fazer que ele seja possível. Doce Espirito Santo, hospede da minha alma, conduza esse momento segundo a sua sabedoria. Me abandono em tuas mãos para que o possa concluir em mim a obra que começastes.
A palavra de hoje vem nos lembrar do chamado pessoal e intransferível que cada filho do Pai, Amor, recebe todos os dias, sobretudo os batizados. Ela nos mostra também como os primeiros discípulos de Jesus acolheram esse chamado, abandonaram o que estavam fazendo e seguiram o Mestre imediatamente.
A mim me salta aos olhos a palavra imediatamente. E a você, o que te chama mais atenção? Proponho então contemplar essa cena e imaginar como esse encontro ocorreu. Como Jesus chegou até eles, como foi a troca de olhar, como as palavras foram pronunciadas… O que sentiram em Jesus para que pudessem abandonar tudo o que estavam fazendo, seu trabalho, suas famílias e seguir a um “desconhecido”?
Também hoje Jesus nos chama a segui-lo. Também se aproxima de nós e nos faz essa instigante proposta: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. Para cada um de nós essa proposta tem um caminho diferente a ser seguido segundo nossa vocação, mas seguramente todas convergem na construção do Reino de Deus. Eu tenho dedicado tempo suficiente da minha vida para entender da parte de Deus onde eu sou chamado a lançar as redes? João, Thiago, Pedro e André, mesmo sem compreender quem era Jesus, se deixaram seduzir por Ele e o seguiram, na missão em que foram chamados, e por isso estamos aqui hoje… Ainda hoje seguimos sem compreender totalmente quem realmente é Jesus, Ele é demasiado grande para nossa pequena inteligência e conhecimento. Contudo sabemos muito mais que aqueles discípulos… Sendo assim, somos capazes de abandonar tudo e segui-lo?
Sabemos então que o motivo que levou aqueles pescadores a seguir Jesus não foi o conhecimento. Talvez tenha sido o sentimento… Peçamos então a Ele a graça de senti-lo em nossas vidas. Sentir a sua presença que nus cura do nosso egoísmo, da nossa indiferença e nos liberta da escravidão do possuir. E assim sentindo-o profundamente em nossas vidas possamos dar a Ele um sim alegre e completo. E a partir de então como os discípulos caminharemos sempre com Ele, aprendendo no dia a dia a construir o seu reino de amor que também é nosso.
Maria mãe querida, nos ajude a ser generosos como você foi. Ajude-nos a dar um sim de amor ao chamado de Jesus.
Amém
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.