VII Domingo do Tempo Comum – Ano A
19 de fevereiro de 2017Receber Jesus (Mc 9,30-37)
21 de fevereiro de 201714Quando eles chegaram perto dos outros discípulos, viram uma grande multidão em volta deles e alguns mestres da Lei discutindo com eles. 15Quando o povo viu Jesus, todos ficaram admirados e correram logo para o cumprimentarem. 16Jesus perguntou aos discípulos:
— O que é que vocês estão discutindo com eles?
17Um homem que estava na multidão respondeu:
— Mestre, eu trouxe o meu filho para o senhor, porque ele está dominado por um espírito mau e não pode falar. 18Sempre que o espírito ataca o meu filho, joga-o no chão, e ele começa a espumar e a ranger os dentes; e ele está ficando cada vez mais fraco. Já pedi aos discípulos do senhor que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram.
19Jesus disse:
— Gente sem fé! Até quando ficarei com vocês? Até quando terei de aguentá-los? Tragam o menino aqui.
20Quando o levaram, o espírito viu Jesus e sacudiu com força o menino. Ele caiu e começou a rolar no chão, espumando pela boca.
21Aí Jesus perguntou ao pai:
— Quanto tempo faz que o seu filho está assim?
O pai respondeu:
— Ele está assim desde pequeno. 22Muitas vezes o espírito o joga no fogo e na água para matá-lo. Mas, se o senhor pode, então nos ajude. Tenha pena de nós!
23Jesus respondeu:
— Se eu posso? Tudo é possível para quem tem fé.
24Então o pai gritou:
— Eu tenho fé! Ajude-me a ter mais fé ainda!
25Quando Jesus viu que muita gente estava se juntando ao redor dele, ordenou ao espírito mau:
— Espírito surdo-mudo, saia desse menino e nunca mais entre nele!
26O espírito gritou, sacudiu o menino e saiu dele, deixando-o como morto. Por isso todos diziam que ele havia morrido. 27Mas Jesus pegou o menino pela mão e o ajudou a ficar de pé.
28Quando Jesus entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram em particular:
— Por que foi que nós não pudemos expulsar aquele espírito?
29Jesus respondeu:
— Este tipo de espírito só pode ser expulso com oração.
Comecemos esta semana, com estas três frases do evangelho de hoje que podem ser indicadas pelas palavras “fé”e “oração”:
- “Tudo é possível para quem tem fé.”
- “Ajude-me a ter mais fé ainda!”
- “Este tipo de espírito só pode ser expulso com oração. “
A fé tem tanto poder que consegue romper toda a lógica de nosso mundo. A fé é capaz de nos envolver em situações de verdadeiro milagre tal como aconteceu com a criança que vemos no texto de hoje. A confiança do pai de que Jesus tinha o poder de curar fez com que acontecesse algo inexplicável pela ótica de nosso mundo.
São muitas as vezes em que nos sentimos fracos, impotentes diante das necessidades que temos e da dificuldade imensa de alcançá-las porque, em grande parte, porque não serão apenas nossas ações que resolverão determinados problemas.
Por isso, a segunda frase: “Ajude-me a ter mais fé ainda!”. Alimentemos nestes dias nossa confiança em Deus, não nos entreguemos à descrença ou ao desânimo. O silêncio em que o Pai, às vezes, em nossa vida, não significa que Ele não esteja agindo. Ele não precisa de situações espetaculares para aparecer, mas trabalha nos bastidores de nossa vida todos os dias.
Assim, a oração é um dos nossos maiores bem. A partir dela, podemos sentir a presença de Deus agindo em nós. Quanto mais persistirmos e nos aprofundarmos na fé, menos difícil ficarão nossos desafios e, mesmo que nossa dor seja forte, conseguiremos suportá-la até que passe e venha a bonança.
Jesus demarca bem no evangelho de hoje o poder que a oração tem. Até mesmo sobre as forças mais potentes do mal, a oração é capaz de operar e ter vitória. Em outras palavras, se a oração é a forma como nos aproximamos de Deus, a nossa intimidade com o Pai amado, é capaz de preencher todas as nossas carências e nos dar alento nas situações mais críticas.
Façamos de nossas orações, espontâneas e guiadas, alimento para o nosso dia a dia. Sem alimento, nosso corpo enfraquece e, sem oração, nossa alma também. Nossa oração diária trará intimidade com Deus e nos fortalecerá para todos os desafios, TODOS. Nossa oração diária é o melhor alimento que podemos oferecer à nossa espiritualidade. Não há como fortalecer a fé sem a conversa constante com nosso amado Deus. Com a oração, nós nos sentimos profundamente amados e é isso que nos dá forças para enfrentar as adversidades e ir em busca de nosso sonhos e projetos de vida.
Amém!
Ana Paula Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte