Seguindo o Messias (Mateus 16,13-23)
4 de agosto de 2016Jesus nos leva para orar (Lc 9, 28b-36)
6 de agosto de 2016Mt 16, 24-28
Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: ‘Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino.’
Pouco antes desse trecho, Jesus havia dito aos discípulos o que estaria para acontecer com ele, que iria morrer e ressuscitar. A esse anúncio, Pedro reage, com sua lógica própria, segundo seus valores, dizendo que Deus livraria Jesus desses acontecimentos.
E é a partir daí que começa essa exortação de Jesus: a quem quiser me seguir, vejam como eu faço. Realmente me sigam, venham atrás, façam o que eu faço, entrem na minha lógica.
O que Jesus quer dizer com ganhar a vida? Com perder a vida? Tento salvar a vida e a perco quando quero salvar meus privilégios, sem me preocupar com os demais. Quando tenho reservas para amar e não me ofereço em tudo que posso. Quando quero apenas ser servida, amada e atendida sem perceber que eu também posso servir amar e atender. Por outro lado, quando abro mão dos meus próprios interesses para que outros vivam melhor, quando me ofereço sem reservas, com generosidade, percebo a minha vida cheia de vida!
Me chama muito a atenção quando Jesus diz: Quem perder a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. Não vale perder a vida por qualquer coisa. Vale perder a vida por causa Dele, por causa do Reino, por causa do Amor. Perder a vida por Amor é o que nos leva a encontrar a Vida.
Pelo que tenho trocado a minha vida? Com o que tenho me preocupado? Com o que tenho me ocupado? Tem valido a pena?
Que nossa oração seja momento de encontro profundo com tudo o que somos e com o que Deus quiser nos revelar de nós e de si.
Pollyanna Vieira – Família Missionária Verbum Dei – BH