Escolha coerente, total e radical
27 de junho de 2016O desconforto do bem, do belo, da verdade e da luz…
29 de junho de 2016Leitura: Mateus 8,23-27
Jesus subiu num barco, e os seus discípulos foram com ele. De repente, uma grande tempestade agitou o lago, de tal maneira que as ondas começaram a cobrir o barco. E Jesus estava dormindo. Os discípulos chegaram perto dele e o acordaram, dizendo:
— Socorro, Senhor! Nós vamos morrer!
— Por que é que vocês são assim tão medrosos? — respondeu Jesus. — Como é pequena a fé que vocês têm!
Ele se levantou, falou duro com o vento e com as ondas, e tudo ficou calmo. Então todos ficaram admirados e disseram:
— Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!
Aquele que manda no vento e nas ondas
Lembro das grandes tempestades que ameaçam a minha vida, fortes suficientes para cobrirem e afundarem meu barco a qualquer instante. Há momentos em que ventos e ondas surgem em todo canto, competindo para verem quem primeiro destruirá o barco (a vida). Penso em dias em que o trabalho é sufocante, a escola é desanimadora, a família está complicada, os amigos estão distantes, o país está horroroso (inclusive o futebol) e o futuro carece de esperança. Tudo desandando. Para piorar, a espiritualidade está abandonada. Quando rezo, tudo o que falo parece ruim e sem aquele vigor que ressalta a fé. Daí o que me resta é chegar mais perto de Jesus e dizer a ele: Acorda aí, Jesus! Socorro!
Ele me chama de medroso, diz que minha fé é pequena e resolve acalmar tudo de uma vez, mostrando quão gigantesco é o Senhor a quem peço abrigo. Reconheço o medo e a falta de fé, mas isso não me desanima quando vejo que o pastor que me guia conhece bem as minhas fraquezas e ainda assim continua confiando em meu crescimento e fortalecimento. Ele me ama, só pode.
Portanto, peço a Jesus na oração de hoje para que sejamos mais firmes na fé e mais cheios de esperança. Sabemos muito bem que Ele nunca nos abandonará. Então, manifestemos cada vez mais nossa confiança Nele, entregando ao Senhor nossas tribulações e temores, deixando que a vontade Dele prevaleça sobre as ondas e os ventos.
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei de BH-MG.