A paz de Jesus e a paz do mundo
26 de abril de 2016Ninguém tem mais amor…
29 de abril de 2016Jo 15, 1-8
Jesus disse:
— Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e deem mais uvas ainda. Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.
Me acalma o coração a cumplicidade de Jesus que experimento ao ler essa passagem: Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Fica comigo, que eu fico com você. Jesus alerta sobre a necessidade de que seus discípulos estejam unidos a ele para que produzam frutos. Narra a dependência que os ramos têm em relação à videira. Descreve como é o cuidado do lavrador com sua videira: corta os ramos que não dão uva, poda e limpa aqueles que dão uvas para que mais uvas deem ainda! E completa dizendo: vocês já estão limpos pelos ensinamentos que eu lhes tenho dado. A Palavra é o máximo do cuidado de Deus conosco. É a Palavra que nos limpa para que possamos dar mais frutos.
E do que a Palavra é capaz de nos limpar? Do que experimento necessidade de ser limpa hoje? Contemplo por alguns minutos essa imagem: o ramo repleto de folhas secas. Brotos novos que tentam sair mas que não encontram espaço porque as folhas secas os comprimem. Que são essas folhas secas em minha vida? Quais são esses brotos que tentam sair mas não conseguem e muitas vezes murcham e morrem?
A Palavra é a ferramenta de jardinagem do generoso lavrador. A oração e o diálogo com Deus por meio da Palavra vai retirando de mim a desesperança, o preconceito, a falta de diálogo, a intolerância. A medida que esses ramos velhos vão saindo é possível que floresça a esperança, a abertura de coração, a empatia, a tolerância.
Que as palavras do Senhor nos penetre e que permaneça em nós. Que revelemos a natureza gloriosa do Pai produzindo frutos de vida eterna. Amém.
Pollyanna Vieira – Verbum Dei – BH-MG