Deus nos vem pelo próximo
30 de abril de 2015O Pai que está em mim realiza suas obras (Jo 14, 7-14)
2 de maio de 2015Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.’ Tomé disse a Jesus: ‘Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?’ Jesus respondeu: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito.
Senhor, experimento que você me fala claramente das minha tentativas de padronizar, de categorizar. Você me fala da minha dicotomia, do meu jeito de achar que somente existem dois caminhos, que tudo se divide entre bem e mal, como se fossem duas caixas isoladas. Tudo que não cabe em uma está na outra e vice-versa. Em que momentos da minha vida, eu deixei de considerar outras opções? Deixei de aceitar e respeitar outras opiniões, diferentes das minhas, demonizando-as…
Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.
Senhor, às vezes me parece muito difícil encontrar o meu lugar. Às vezes caio na tentação da comparação e perco a beleza da diversidade, a beleza de me reconhecer diferente de outros e, assim, reconhecer a beleza do caminho que você trilha comigo. Obrigada por me dizer que o meu lugar é aquele para onde você me levar! E nesse lugar não importa o que digam ou pensem. O que dá alegria, o que nos faz sentir que a vida vale a pena é me deixar guiar por você sempre. E se deixo isso acontecer, sei que estou sempre no lugar em que deveria estar, porque é o lugar em que você me quer.
Tomé disse a Jesus: ‘Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?’ Jesus respondeu: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.
Como Tomé, muitas vezes sinto que não faço ideia de como será o caminho… Muitas vezes me experimento perdida, sem foco, sem rumo… Mas que bom que você me relembra que você é o Caminho, a Verdade e a Vida. Que o que eu procuro conhecer está escondido em você e é revelado calmamente a cada oração. Obrigada por experimentar que a Verdade e a Vida se encontram a Caminho… Não são únicas, e não são só minhas…
Pollyanna Vieira – Família Missionária Verbum Dei – BH