Dá-me amor e humildade para cumprir a missão
9 de julho de 2014Como ovelha no meio de lobos (Mt 10,16-23)
11 de julho de 2014Mt 10, 7-15
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. Ao entrardes numa casa, saudai-a. Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.
Senhor, como anunciar que o Reino dos Céus está próximo? Muitas vezes não vejo essa proximidade. Ele muitas vezes me parece distante… Sinto-me impotente para curar, ressuscitar, purificar e expulsar demônios…
Ajude-me a receber de você o que eu preciso dar. Mantenha-me conectada a você. Ajude-me a abrir o coração pra receber de graça tudo aquilo que você tem pra me dar. É tão difícil entrar nessa lógica, Senhor! Estamos tão acostumados a ser cobrados por tudo que recebemos. Muitas vezes, querem parecer gratuitos, mas disfarçadamente colocam pesados fardos em nossas costas…
E eu, Senhor? Tenho sido gratuita? Tenho oferecido o que posso realmente dar? Ou tenho apresentado outro e prata, apresentado coisas reluzentes, para manter as aparências, mas no frigir dos ovos, pouco tenho a oferecer? Tenho tido coragem de me assumir? De assumir minhas forças e fraquezas? Ofereço o que não posso dar? Ou deixo de oferecer o que posso?
Senhor, me ajude a colocar a serviço e em comum tudo o que sou: força e fraqueza. Para que assim o anúncio seja mais real, mais vivo e mais humano.
Pollyanna Vieira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte – MG