Que onde eu estiver, estejais também vós (Jo 14, 1-6)
16 de maio de 2014Morada de Deus (João 14, 21-26)
19 de maio de 2014Jo 14, 6-14
Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: `Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.
No antigo testamento, no contexto no êxodo, o Senhor indicava o caminho aos que o seguiam por meio de elementos naturais, uma nuvem, o fogo. Agora Jesus se propõe como o próprio caminho. Isso me remetia à humanidade de Jesus: Vida e Verdade que estão a caminho. Experimentava um chamado a permanecer no caminho, a compreender a vida como caminho e a trilhar esse caminho com verdade.
E trilhar o caminho com verdade supõe assumir as minhas fraquezas, minhas características, minhas forças, o que sei e o que não sei. Jesus permitia que a Vida fluísse por Ele, que o Pai agisse por Ele, por meio de palavras e obras. Tenho permitido que o fluxo máximo da vida vida me trespasse? Tenho tido medo de encarnar as forças e fraquezas?
Filipe explicita o meu desejo hoje: Senhor, mostra-me o Pai. Desejo ver o rosto de Deus. Desejo ver Deus em todas as situações que vivencio. Posso ver o rosto do Pai em diálogo com o Filho, contemplando a vida do Filho. Quem me viu, viu o Pai, diz Jesus.
Jesus repete duas vezes a frase: Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei. O que me faz questionar: O que significa pedir algo em nome de Jesus? Qual é esse pedido que será sempre atendido? O que jamais me será negado da parte de Deus?
Deus jamais irá nos negar a sua presença, a sua companhia, o seu consolo. Se me deixo transformar pela oração ela sempre será eficaz e sempre dará frutos.
Portanto neste dia, Senhor, o que te pedimos, por teu nome, é o dom da fé e o poder saborear a relação com você.
Pollyanna Vieira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte – MG