Sede misericordiosos
17 de março de 2014Decidir com fé (Mt 1,16.18-21.24a)
19 de março de 2014Mt 23, 1-12
Naquele tempo, dirigindo-se, então, Jesus à multidão e aos seus discípulos, disse: “Os escribas e os fariseus sentaram-se na cadeira de Moisés. Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem. Atam fardos pesados e esmagadores e com eles sobrecarregam os ombros dos homens, mas não querem movê-los sequer com o dedo. Fazem todas as suas ações para serem vistos pelos homens, por isso trazem largas faixas e longas franjas nos seus mantos. Gostam dos primeiros lugares nos banquetes e das primeiras cadeiras nas sinagogas. Gostam de ser saudados nas praças públicas e de ser chamados rabi pelos homens. Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos. E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem vos façais chamar de mestres, porque só tendes um Mestre, o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo. Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado”.
LEITURA
Jesus alerta a multidão e seus discípulos a respeito dos escribas e fariseus que falam uma coisa e fazem outra. Fala também do perigo de se deixar levar pela vaidade, de se achar melhor do que os demais e relembra que estamos todos na mesma condição: irmãos, todos filhos de um mesmo Pai, aquele que está nos céus. Na lógica do Reino, que Jesus veio disseminar, o maior é aquele que se faz servo de todos, que não fazem ações para serem vistos, que sabem que o verdadeiro amor acontece no oculto, muitas vezes onde ninguém vê.
Jesus revela, mais uma vez, que o meio de conhecer a Deus e viver nEle não é mais o cumprimento da lei, fria se sem vida, mas o compromisso real com o Amor, a generosidade e o serviço.
MEDITAÇÃO
Que fardos tenho atado aos ombros de outros e eu mesma não tenho cumprido? Já eliminei as pequenas corrupções do meu dia a dia, antes de julgar a outros que têm atitudes corruptas? Reconheço que eu sou uma parte da sociedade que tanto condeno?
Minhas ações são genuinamente para o bem do outro, ou são para que me vejam como boazinha? Que lugar quero ocupar?
ORAÇÃO
Perdão, Senhor, pelas vezes em que a minha motivação maior não é o serviço, mas o meu próprio bem estar, a minha própria imagem.
Obrigada por perceber que você reconhece a minha sede de ser a primeira. Você reconhece a minha sede de ser exaltada. Obrigada por que você já conta com isso e não me julga! Obrigada por me propor um caminho alternativo, o da humildade.
AÇÃO
Após o meu diálogo com o Senhor, que motivações brotam em meu coração? Que Deus me chama a fazer?
Pollyanna Vieira – Família Missionária Verbum Dei – BH – MG