Jo 3,22-30
11 de janeiro de 2014Que tens tu comigo, Jesus?
14 de janeiro de 2014Mc 1,14-20
Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galiléia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho.” Passando ao longo do mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens.” Eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram-no. Uns poucos passos mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca, consertando as redes. E chamou-os logo. Eles deixaram na barca seu pai Zebedeu com os empregados e o seguiram.
Na oração de hoje, li o texto várias vezes de deixei que Deus fizesse ressoar em mim as frases que mais me marcaram. E foram várias.
Completou-se o tempo – Que tempo já se completou em minha vida? O tempo das reclamações? O tempo de apenas esperar sem fazer nada para que as coisas melhorem? O tempo do descanso? O tempo do trabalho? O tempo de lutas?
A mim, Deus chamava a reconhecer as conquistas. A prestar atenção nas dificuldades vencidas, que pode ser que eu ainda não tenha percebido.
O Reino de Deus está próximo – O Reino de Deus está próximo, no tempo e no espaço. Está aqui e agora. Deus me chamava a acreditar nisso e fazer isso real na minha vida. Como deve agir quem acredita no Evangelho? Por que ainda vejo tantas coisas que não são Reino? O que tenho feito para transformar essas realidades? Como tenho colaborado para que o Reino seja real.
O Reino já foi inaugurado, mas a plenitude do Reino ainda não chegou. Tanto que Jesus segue chamando colaboradores no trecho seguinte da passagem.
Deixaram as redes e seguiram-no. Deixaram seu pai com os empregados e o seguiram – Quais são as redes que me impedem de seguir? Quais são os laços que me impedem de partir?
Que Deus nos guie para essas respostas e que nos inspire a ter coragem para elaborar mais perguntas. Que esse processo vá nos revelando o rosto do Pai e a presença do Reino.
Pollyanna Vieira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte – MG