Teus pecados estão perdoados, levanta-te e anda! (Lc 5,16-26)
9 de dezembro de 2013Vinde a mim todos vós que estais cansados ( Mt 11,22-30)
11 de dezembro de 2013Mt 8,12-14
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.
A lógica do Reino não é quantitativa: 99 não vale mais do que 1! Porque o desejo que está no coração de Deus é de que não se perca nenhum! Por isso, me ajudava muito rezar essa passagem juntamente com a primeira leitura (Is. 40,1-11), que fala de um Deus que está chegando. Um Deus poderoso que vem ao nosso encontro.
E para mim, o mais bonito foi perceber onde está o poder de Deus. Na passagem fala: “ Eis o Senhor Deus que vem com poder estendendo os braços”. O poder de Deus consiste em estender os braços, em amar, em estar, em ser um Deus Conosco. E se me sinto abraçada por esse Deus recupero as forças e possa perceber que , como diz a passagem, “os vales estão aterrados, as montanhas e colinas foram abaixadas.”
Deus, por não querer que se perca nenhum, me restitui as forças. E aí posso fazer o mesmo, posso estender também os braços, posso amar. Há realidades em que a construção do Reino depende muito de mim.
Que a oração de hoje possa ser um se deixar amar e se reconstruir por Deus.
Pollyanna Vieira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte-MG