Amar é dar-se!
15 de julho de 2024A sabedoria dos pequenos…
17 de julho de 202416 de julho, 3ª feira, Festa de Nossa Senhora do Carmo.
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire fundo várias vezes. Sinta o próprio corpo. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine teu encontro com a Palavra de Deus.
Leia o evangelho de Mateus 12,46-50
Leitura: o que o texto diz?
Dirigindo a palavra às multidões, Jesus, interpelado por alguém, é informado que sua mãe e seus irmãos queriam falar com ele. Respondendo quem é sua mãe e seus irmãos, Jesus faz referência a todos os que fazem a vontade do Pai. Hoje a Igreja celebra Maria, a mãe de Deus, a mãe de muitas faces sob o título de Nossa Senhora do Carmo. Maria foi aquela que se dispôs a fazer a vontade de Deus, aceitou nela acontecer, pelo seu sim, o projeto do Pai, a encarnação de seu Filho amado.
Meditação: o que o texto me diz?
Deus veio habitar no meio de seu povo. Veio até nós como missionário do Pai, como revelador do projeto de Deus que é o amor e vida para todos. Toda sua vida foi para fazer a vontade de Deus. Até mesmo no momento supremo de sua dor e de seu amor, disse: seja feita, ó Pai, a vossa vontade. O importante não é apenas o parentesco carnal que temos entre nós, mas fazer a vontade de Deus. Importa é fazer parte da família de Jesus que extrapola os laços da carne, é comprometer-se com cada pessoa pelo serviço de amor, doação defendendo a vida e destruindo as forças de morte. O que Deus quer de nós é que sejamos presença dele no coração do mundo tantas vezes marcado pelos descaminhos geradores de tristeza e dor. Façamos a vontade de Deus inspirando-nos nas palavras e ações de seu Filho amado.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor a graça de também ser sinal do seu amor para com todas as pessoas fazendo a sua vontade segundo o seu coração. Reze uma Ave Maria.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
À luz do evangelho de hoje, deixe-se questionar: tenho consciência de pertencer à família de Jesus? Busco fazer o que Deus quer através de minhas palavras e gestos? Busco colocar em prática os ensinamentos de Jesus?
Ação: o que posso fazer do texto?
O Papa Francisco afirmou que:
“Depois de Adão, que se esconde porque tinha medo do Senhor, Deus começa a chamar e a ouvir a resposta daqueles homens e mulheres que dizem: “Eis-me, estou disposto, estou disposta”….O Senhor dialoga sempre com aqueles que convida a percorrer esta estrada e a dizer o eis-me…. A vida cristã é isto: um eis-me, um eis-me contínuo para fazer a vontade do Senhor.…. É belo ler a Escritura, a Bíblia, buscando as respostas das pessoas ao Senhor, como respondiam, e encontrar estas respostas é tão bonito. ‘Eis-me, eu vim para fazer a Tua vontade’”.
Diga você também: Eis-me aqui, Senhor!
Equipe Lectionautas