“Eu sou o caminho, a verdade e a vida”
7 de maio de 2023“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”
9 de maio de 202308-05-2023 – 2a feira da 5ª Semana da Páscoa
“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e
o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada”.
Peça ao Santo Espírito que te ajude a compreender e praticar a mensagem da Palavra de Jesus.
Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,1-12
Leitura – O que diz o texto?
Em silêncio, com escuta amorosa, leia o texto e perceba que Jesus continua o diálogo com seus discípulos.
Jesus diz que quem acolhe (escuta) e pratica seus mandamentos é porque o ama e também será amado por Deus. Guardar a palavra é acolher a proposta de Jesus, é estar em comunhão com Ele e o Pai, é se abrir, aceitar ter a vida habitada pelo amor. Para entrar nesta sintonia, o próprio Espírito Santo conduzirá, fortalecerá e iluminará, para a verdadeira inserção na comunhão com o Pai e o Filho.
Meditação – O que o texto me diz?
Acolher e amar os mandamentos é abraçar integralmente a vontade de Deus, e esta, nem sempre está em sintonia com nossas vontades, desejos. Por isso, a crucial importância do dom do Espírito Santo de Deus que, ilumina, conduz, reorienta nosso caminho em sintonia com os ensinamentos de Jesus e do Pai. Meditemos, em que podemos melhorar para que acolhamos o Espírito que nos reanima e transforma continuamente, para vivermos como ressuscitados, no seguimento dos ensinamentos de Jesus.
Oração – O que o texto me faz dizer a Deus?
Abra seu coração e eleve uma prece dando graças pelo dom do Espírito que ajuda a perceber e viver em sintonia com a Palavra. Peça a graça de se comprometer, diariamente, com o seguimento de Jesus, acolhendo e vivendo na fidelidade de comunhão com o Pai, o Filho e Espírito Santo e com os irmãos.
Contemplação – O que o texto faz em mim?
Viver em sintonia com Jesus e o Pai, movido(a) pelo amor do Espírito, é viver como ressuscitado(a), é ser capaz de transbordar, para fora de si, as relações de amor e comunhão, é fazer acontecer a vontade divina por meio de ações solidárias, fraternas… que promovem a justiça, a vida. O que precisa ressuscitar em você, para viver mais em sintonia e em comunhão com Deus e os irmãos?
Ação – O que eu posso fazer a partir do texto?
A abertura à ação do Espírito Defensor, é escutar amorosamente a mensagem, a proposta de Jesus e se colocar em sintonia com a sua vontade. Qual ação em sua vida, o Espírito hoje, orienta a recordar e sintonizar com a proposta de Jesus?
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2