“Produziram à base de cem frutos por semente”
20 de julho de 2022“Eu vi o Senhor!”
22 de julho de 202221/07/2022 – Mt 13,10-17
“A vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino”
Leitura. O que diz o texto?
Seguindo no discurso parabólico, Mateus nos apresenta hoje um diálogo de Jesus com seus discípulos a respeito da sua catequese narrativa com o uso de parábolas. Por que uns entendiam a mensagem e outros não? Isso resulta da disponibilidade ou não para compreendê-la. Muitos tinham dificuldade para acolher, desde o tempo dos profetas (Is 6,9) “Podeis ouvir, mas não entendereis”.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
“Ouvir sem ouvir”. É uma contradição que dificulta o acesso da Palavra à vida da pessoa. Ouvir com má vontade. Foi uma atitude dos fariseus, por exemplo, que ouviram a pregação de Jesus, mas pediram um “sinal”, uma prova (Mt 12,38). Logo, para eles, a Palavra não teve efeito algum.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, aumenta minha fé, para que eu possa alargar minha mente e ouvir sua Palavra com os ouvidos do coração.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Quero fazer a experiência do mistério do Reino dos Céus. Esse conhecimento, dado aos seus discípulos e discípulas, está no campo das relações, e não do conhecimento intelectual. “Não fecheis o coração, ouvi hoje a voz de Deus” (Sl 95,8).
O que o texto me sugere a viver?
Não ter medo da verdade questionadora da Palavra de Deus. Muitas vezes tenta-se “filtrar” a mensagem para se ouvir o que é conveniente. Evitemos essa surdez…
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil