Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama.
16 de maio de 2022‘Eu sou a videira verdadeira’
18 de maio de 202217 de maio, 3ª feira da 5ª semana da Páscoa.
Evangelho – Jo 14,27-31a
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho de hoje Jesus nos dá a sua paz e não é uma paz intimista e sentimental. A paz de Jesus é muito mais do que isto! Ele mesmo é a Paz, isto é, o Príncipe da Paz. No seu discurso de despedida Jesus pede aos discípulos que não fiquem aflitos e nem tenham medo, ele procura transmitir palavras verdadeiras, de conforto e de encorajamento.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus sabia que tinha chegado a hora sair deste mundo, pois havia concluído sua missão, ou seja, cumpriu a missão que o Pai lhe confiou. É esta missão que deixa aos seus discípulos, e a nós. Ao nos deixar a sua Paz, Jesus quis nos conscientizar de que a paz que Ele nos deixou não é medida pela falta de dificuldades, nem tampouco por não haver tribulações. O mundo muitas vezes, apresenta condições para uma paz que se baseia na abundância de coisas materiais, vida fácil, prosperidade sem contratempos e outros ganhos. Jesus, porém, nos mostra que a verdadeira paz é vivenciada justamente nos descompassos da vida, no meio das dificuldades, das tribulações e desafios do mundo. A paz é um dom de Jesus para seus discípulos, em vista do testemunho que são chamados a dar.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que a paz que Ele veio trazer encontre morada em seu coração e que esta paz aconteça na sua vida e na vida das pessoas com as quais você se encontra no seu dia a dia. Agradeça ao Senhor o dom da paz. Que Ele te conceda a graça e a força para que no seu dia a dia você seja comunicador (a) de paz ao seu redor.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
“Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz”. A paz de Jesus é fruto da prática libertadora, fraterna, solidária, restauradora da vida e da dignidade dos homens e mulheres de ontem e de hoje. Você se considera um promotor da paz? Você sente e tem paz no seu coração? Quando passa por situações difíceis você consegue transmitir paz ou o desespero?
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Promover a paz começa pelo próprio coração, ser capaz de gestos de gentileza no dia-a-dia. Isso se converte em uma maneira de lutar pela paz no mundo. Pequenos gestos de gentileza semeiam a paz.
Lucimara Trevizan – Equipe do Lectionautas