Levanta-te e vai! Tua fé te salvou.
10 de novembro de 2021Ser discípulo… Encontrar a vida!
12 de novembro de 202111 de novembro, 5ª-feira da 32ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lc 17,20-25
Leitura: O que o texto diz
Jesus diz aos fariseus que o Reino de Deus já está no meio de nós, porém, não se pode observá-lo facilmente. Quando pensamos em reino logo vem em nossa mente reis e rainhas morando em castelos de pedras. O Reino de Deus se constrói quando nós tomamos consciência e passamos a viver cada dia de acordo com o Evangelho.
Meditação: O que o texto me diz
Para viver o Reino de Deus é preciso plantar as sementes da fraternidade e solidariedade. O Reino de Deus não acontece só depois da nossa morte, ele acontece aqui e agora. Jesus diz aos seus discípulos que tenham cuidado para não ir atrás de boatos que falam do dia do Filho do homem. Essas palavras são direcionadas a nós, hoje, nesses tempos de grandes desafios que vivemos. O Reino de Deus é construído com gestos de amor e bondade. Ele não está longe de nós, não é para a outra vida e deve começar aqui e agora.
Oração: O que o texto me faz dizer
Peça ao Senhor que o ajude a fazer crescer o Seu Reino no meio de nós, por meio de gestos de fraternidade e solidariedade. Peça também que Ele te ajude a fazer do “hoje” tempo de mudar atitudes e viver da melhor maneira possível. Com todo amor e carinho peça: “Venha a nós o Vosso Reino!”
Contemplação: O que o texto faz em mim
Buscar a construção do Reino. Gestos de amor e justiça fazem o Reino de Deus acontecer perto de nós. Jesus coloca-se no lugar de cada um de nós em sua vida e oblação. Ele ama-nos e deseja que amemos uns aos outros.
Ação: O que o texto me faz agir
Em que medida me tenho empenhado em testemunhar este Reino, naquilo que sou e naquilo que faço? Como o tenho anunciado? É preciso agir com sabedoria na construção do Reino, sobretudo neste tempo de pandemia, quando aumenta a fome e a miséria. A comunidade cristã precisa também ser sinal do Reino onde estiver.
Equipe do Lectionautas.